email senha

Aposentados Ipiranga

 

Associação dos Aposentados e Pensionistas da Ipiranga

Mantenha-se informado!

   
Editorial - 03/2022
Estatuto
Diretoria
Produtos e serviços
   
Informações disponíveis para os associados:
   
Notícias
Balancetes
Documentação
Ação judicial
Atualize seus Dados
Serviços úteis
Tire suas dúvidas
Avisos úteis
 

Aposentados
aposentadoria
Ipiranga FFMB
Empresas Ipiranga
Fundação
Francisco Martins Bastos
associacao

  Editorial - agosto/2008    
       
 

Prezados Associados,

Recebemos comunicado da FFMB, datado de 27/08/08, "Comunicado aos Participantes da FFMB sobre Processo de Retirada de Patrocínio", do qual destacamos alguns pontos:

a) os cálculos da Reserva de Retirada de cada participante deverão estar concluídos somente no mês de dezembro/2008;

b) continuidade de pagamento de benefício ao beneficiário quando ocorrer o falecimento do participante assistido, antes da homologação da retirada de patrocínio pela SPC;

c) a reserva de poupança será corrigida segundo estabelece o Regulamento do Plano da FFMB em seus itens 10.2 e 11.1.7 (O valor correspondente às Contribuições Normais de Participante e à Jóia será atualizado pela variação do INPC, acrescido dos juros adotados pelo Atuário do Plano de Benefícios, até o 1º (primeiro) dia do mês da entrega do termo de opção).

d) a FFMB e suas patrocinadoras estão avaliando uma forma de assessorar e apoiar os participantes na escolha de planos e produtos de previdência complementar aberta, para os casos de opção pela transferência dos recursos, uma vez que essa foi uma preocupação manifestada pelos participantes assistidos durante as reuniões de esclarecimentos realizadas.

Entendemos que os pontos b, c e d acima listados, vêm de encontro às nossas reinvindicações, já colocadas na mesa de negociações.

O mais importante é o reconhecimento da correção pela variação do INPC mais juros. A reserva atuarial de cada um continuará a ser corrigida da forma esperada.

A disposição da FFMB em assessorar e apoiar os participantes na escolha de planos e produtos de previdência complementar aberta deve ser apoiada, pensando nos aposentados que venham a decidir por tal opção.

A Diretoria da AAPI definiu, ao longo de diversas reuniões já realizadas, que o processo pelo qual passamos pode ser dividido em 3 fases: a fase "negocial" (contatos diversos com as EPI e com a FFMB para defender pontos de nosso interesse); no caso de fracassos na fase "negocial", a fase "política" (contatos com órgãos do governo diretamente ligados ao assunto, específicamente a Secretaria de Previdência Complementar) e no caso de fracassos na fase "política", a fase "judicial" (quando estaríamos recorrendo aos diversos órgãos da Justiça e do Ministério Público).

E entendemos que continuamos na fase "negocial". Ainda há o que discutir e argumentar junto à FFMB e às EPI, como por exemplo, a liberação dos valores da Reserva de Retirada de cada um, quando da conclusão dos cálculos e não quando da aprovação final pela Secretaria de Previdência Complementar e a assessoria e apoio aos participantes na escolha de planos e produtos de previdência complementar aberta.

A Diretoria da Associação continua mantendo diversos encontros com profissionais ligados à questão, como forma de aprofundar nossos conhecimentos e de estabelecer um entendimento correto dos direitos que nos cabem.

Atenciosamente,

A DIRETORIA

 

leia também: Editorial - julho/08


Copyright © - Associação dos Aposentados e Pensionistas da Ipiranga

Projeto: www.quadravirtual.com.br